Certificado Digital Mais Que Seguro
Parceiros

Notícias

Certforum 2019 se consagra como maior evento sobre certificação digital

Com mais de 800 pessoas credenciadas, o Certforum reforça, mais uma vez, seu papel de maior evento sobre certificação digital. Em 2019, o evento se renovou não só na estrutura, mas principalmente ao trazer consistentes discussões com foco no futuro da certificação digital. Foram dois dias com sete painéis temáticos e mais de 20 palestrantes convidados.

De forma inédita, o Certforum reuniu representantes do Mercosul para discutir as oportunidades e os desafios da assinatura digital nos países e proporcionou o debate entre as associações do setor para o fortalecimento do modelo ICP-Brasil.

Em parceria com a academia para o usufruto do cidadão, o ITI lançou o plugin para assinatura digital de documentos e PDF no formato PadES. É a tecnologia da certificação digital melhorando a vida dos cidadãos, assim como nos serviços de registro civil.

As novas perspectivas a partir da Revolução 4.0 e da Lei Geral de Proteção de Dados também levou os palestrantes a pensarem a inserção do certificado digital nesses contextos. Apresentações de cases do uso da ICP-Brasil perpassaram áreas como a de saúde e a de trânsito.

O sucesso da edição de 2019 do Certforum foi comemorada pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, que convocou o setor a se unir para uma efetiva participação da ICP-Brasil na digitalização do país. “É um grande prazer para o ITI de poder conduzir esse processo de renovação da certificação digital diante dos desafios de um Brasil digital. Contamos com vocês!”, declarou no encerramento do evento.

O Certforum é realizado pelo ITI, autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, em parceria com a Abrid.

O evento contou com o apoio institucional da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB; da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD; da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert; da Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital – ATID; do CryptoID; e do Instituto Serzedlo Corrêa.