Certificado Digital Mais Que Seguro
Parceiros

Notícias

7º Encontro das ARs aponta desenvolvimento da certificação digital

Reunindo os representantes das Autoridades de Registro, cerca de 100 pessoas, a ID Seguro realizou o 7º Encontro das ARs Empreendedoras no último dia 24 de novembro, em São Paulo. Na ocasião foram apresentados o balanço do ano e as perspectivas para o novo período.

O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, afirmou que em 2017, para reorganizar a Rede de Autoridades de Registro, foi colocado em prática um plano de investimentos, que envolveram adequação e contratação de profissionais; implantação do plano de incentivos para melhor remuneração das AR’s; criação da nova marca ID Seguro e apoio de marketing; novo modelo de relacionamento com o prestador de serviços de suporte Certisign – parceria nas ações; programa de expansão – reuniões regionais; programa de visita às AR’s com necessidade de apoio, com consultoria de incentivo; lançamento de campanhas; treinamentos dirigidos; e novo site.

“Com nosso trabalho e a atuação de excelência das Autoridades de Registro geridas por corretores de seguros conseguimos nos descolar da crise econômica e crescer mais de 9%, índice acima do mercado”, afirmou Camillo.

Para Leonardo Gonçalves, diretor Comercial da Certisign, parceira e prestadora de serviços da ID Seguro, “Graças às melhorias implantadas, este ano foi muito mais tranquilo trabalhar com a rede de ARs de corretores de seguros”, disse.

O executivo trouxe os dados de produção das Autoridades de Registro da ID Seguro e apontou que quatro empresas cresceram mais do que o mercado. “Vamos analisar o que essas ARs fizeram ao longo do ano para tentar replicar para a rede. O importante é mostrar que existe oportunidade de crescimento mesmo em um mercado competitivo como foi o ano de 2017. Devemos chegar a 10% de crescimento este ano, e, com as novas demandas da área, projetamos novos 10% para 2018”.

A Comissão Autoridades de Registro, grupo que atua no Sincor-SP buscando ações para desenvolver este segmento, pontuou no balanço do ano a melhoria no relacionamento com o parceiro prestador de serviços, o aprimoramento nas plataformas tecnológicas utilizadas, e maior aproximação com a rede por meio de reuniões mensais, em rodízio com pequenos grupos de ARs. Para o coordenador da Comissão, Carlos Caporali, com o apoio dos demais corretores, o grupo está conseguindo evoluir, tornando o mercado mais equilibrado e com espaço de desenvolvimento para todas as ARs da rede.

Boris Ber, vice-presidente e diretor responsável pela Comunicação do Sincor-SP, apresentou as ações de marketing para as ARs da ID Seguro, o que inclui toda a identidade visual padronizada dos ambientes físicos, desde a fachada, portas, até as salas de atendimento. O novo site da ID Seguro, que foi ao ar para o mercado e clientes de certificação digital em novembro, está sendo finalizado com a área restrita às ARs membros da rede, onde estará localizado o repositório para baixar e utilizar as peças de marketing.

2018

O fechamento, com as perspectivas para o novo ano, ficou a cargo dos principais responsáveis pela operação na ID Seguro: o gerente de certificação digital José Camilo Nagano, e o diretor Técnico Manuel Matos. Segundo Nagano, o Governo está disponibilizando, cada vez mais, serviços ao cidadão por meio de certificado digital. Entre inúmeras aplicações estão sendo realizadas pelos DETRANS, com a nova e-CHN, e transferência eletrônica de veículos; e pelo Ministério do Trabalho, com a nova e-CTPS (Carteira de Trabalho Digital). Ele também indicou uma importante perspectiva de crescimento: “Com a Resolução 130 da ICP-Brasil, que institui novo regramento para a atuação das Instalações Técnicas [espécie de filiais das ARs] e extingue os Postos de Atendimento, o mercado deve ‘enxugar’, gerando um aumento para as ARs da rede nas emissões na ordem de 20%”, analisou.

Manuel Matos defendeu a importância das novas regras para que haja um filtro no mercado e que continuem em operação apenas as empresas sérias e estruturadas. “Assim como acontece no mercado de seguros, estamos enfrentando a atividade ilegal e operações paralelas, e este novo cenário é de moralização e legalidade, reconhecimento ao nosso trabalho sério”.

Ao final do encontro foram sorteadas duas inscrições com direito a acompanhante e hospedagem para o 18º Conec, Congresso dos Corretores de Seguros que será realizado pelo Sincor-SP em 2018, reunindo 10 mil profissionais e debatendo temas diversos de interesse da categoria, incluindo o desenvolvimento do mercado de certificação digital.