Certificado Digital Mais Que Seguro
Parceiros Acesso ARS

Hierarquia do mercado

Posicionamento ID Seguro
na certificação digital

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. No Brasil, foi adotado o modelo de certificação com raiz única. Veja abaixo como é o funcionamento da cadeia e o posicionamento da ID Seguro.

ICP Brasil
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. O modelo adotado no Brasil é de raiz única, sendo que o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) desempenha o papel de Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) e supervisiona todo o mercado.

AC Raiz
Responsável por emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras de nível abaixo do seu. A AC-Raiz também está encarregada de fiscalizar e auditar as Autoridades Certificadoras (ACs), Autoridades de Registro (ARs) e demais prestadores de serviço habilitados na ICP-Brasil. Além disso, verifica se as ACs estão atuando em conformidade com as diretrizes e normas técnicas estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Autoridade Certificadora (AC) 1º nível
Certisign
Entidade pública ou privada subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais das Autoridades Certificadoras.

Autoridade Certificadora (AC) 2º nível
AC Sincor / ID Seguro
Responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais, além de estabelecer e fazer cumprir, pelas Autoridades Registradoras (ARs) a ela vinculadas, as políticas de segurança necessárias para garantir a autenticidade da identificação realizada.

Autoridade de Registro (AR)
Corretoras de seguros
Responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora. Vinculada a uma AC, tem por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes. É responsabilidade da AR manter registros de suas operações. Pode estar fisicamente localizada em uma AC ou ser uma entidade de registro remota.