Certificado Digital Mais Que Seguro
Parceiros

Notícias

Estudantes acessam documentos acadêmicos pela internet

Desde o dia 1º de agosto, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) podem ter acesso a documentos acadêmicos por meio da internet. O novo sistema permite a consulta e emissão de comprovante de matrícula, declaração de aluno regular e grade horária, já com certificação digital.

Atualmente, esses documentos só são disponibilizados pelas secretarias dos cursos ou nos postos do Serviço de Administração Acadêmica (SAA), após solicitação presencial. Com a nova modalidade, será necessário apenas acessar o sistema via internet, por meio de login e senha, para emitir os comprovantes.

Segundo a universidade, a lista de documentos fornecidos online tende a aumentar progressivamente. A expectativa é de que, até o próximo ano, os alunos possam acessar pela internet um total de 16 documentos.

Entre eles estão as declarações de formado, matrícula em disciplina, créditos cursados, período do curso, dedicação exclusiva, trancamento geral e monitoria, além das ementas dos cursos, histórico escolar e demonstrativo de situação no fluxo. As opções serão disponíveis para provável formando, aluno especial e ex-aluno.

Demandas
Com a novidade, a instituição espera dar mais agilidade aos processos e economizar nos custos com impressão. De acordo com a UnB, nos primeiros 25 dias de julho, a unidade central da SAA realizou 3,2 mil atendimentos presenciais. Cerca de 40% destas demandas foram pedidos de declarações ou comprovantes que atestam regularidade, situação do estudante no curso ou seu vínculo com a UnB.

No período inicial de implementação do sistema, no entanto, as secretarias continuarão atendendo às solicitações presenciais.

O projeto foi idealizado pelo Centro de Informática (CPD) da UnB, em articulação com Vice-Reitoria (VRT); Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO); Diretoria de Processos Organizacionais (DPR/DPO) e Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).