Certificado Digital Mais Que Seguro
Parceiros

Hierarquia do mercado

ICP-Brasil

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. O modelo adotado no Brasil é de raiz única, sendo que o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) desempenha o papel de Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) e supervisiona todo o mercado.

AC Raiz

Responsável por emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras de nível abaixo do seu. A AC-Raiz também está encarregada de fiscalizar e auditar as Autoridades Certificadoras (ACs), Autoridades de Registro (ARs) e demais prestadores de serviço habilitados na ICP-Brasil. Além disso, verifica se as ACs estão atuando em conformidade com as diretrizes e normas técnicas estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Autoridade Certificadora (AC) – 1º nível

Certisign

Entidade pública ou privada subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais das Autoridades Certificadoras.

Autoridade Certificadora (AC) – 2º nível

AC Sincor (ID Seguro)

Responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais, além de estabelecer e fazer cumprir, pelas Autoridades Registradoras (ARs) a ela vinculadas, as políticas de segurança necessárias para garantir a autenticidade da identificação realizada.

Autoridade de Registro (AR)

Corretoras de seguros

Responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora. Vinculada a uma AC, tem por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes. É responsabilidade da AR manter registros de suas operações. Pode estar fisicamente localizada em uma AC ou ser uma entidade de registro remota.